A empresa de Elon Musk, SpaceX, vai ajudar a NASA a resgatar dois astronautas presos na Estação Espacial Internacional (ISS) e trazê-los de volta à Terra no início do próximo ano.
Os astronautas Barry “Butch” Wilmore e Sunita “Suni” Williams estão na ISS desde junho. Eles chegaram para uma missão de oito dias, mas não puderam retornar devido a problemas com a espaçonave Boeing Starliner.
A NASA anunciou que Wilmore e Williams devem retornar em fevereiro do próximo ano em uma cápsula Crew Dragon, fabricada pela SpaceX. A decisão foi tomada após a Starliner apresentar vazamentos de hélio e problemas nos propulsores nas primeiras 24 horas de voo.
A NASA considerou esses problemas um risco significativo para os astronautas, decidindo que a Starliner deveria retornar à Terra sem tripulação. Enquanto isso, a Crew Dragon da SpaceX, que já realizou cerca de uma dúzia de missões tripuladas desde 2020, será usada para trazer os astronautas de volta.
Além disso, a SpaceX está enfrentando investigações do Conselho Nacional de Relações Trabalhistas dos EUA e do Departamento de Justiça dos EUA por questões relacionadas a acordos de rescisão e discriminação na contratação, respectivamente. A empresa nega as acusações e está contestando as investigações na justiça.