Quem nunca teve curiosidade de saber do quê tal coisa era feita ao utiliza-lá ou consumí-la? Desde um esmalte até um chiclete, esses 10 produtos passaram por vários processos para se tornar o produto que conhecemos.
1 – Esmalte
A bases dos esmaltes é bem parecida com o algodão fisicamente, mas possui um nome bem diferente: nitrocelulose. É utilizada para permitir a aderência do esmalte às unhas.
2 – Chiclete
O doce é feito tendo como base a goma, que é o que dá a consistência característica a guloseima, ela é feita de derivados de petróleo, como resina e parafina.
3 – Escovão
Algumas das escovas de lavar roupa disponíveis para comercialização são feitas de materiais reciclados, como garrafas pets. É uma forma sustentável de produzir os produtos ajudando o meio ambiente
4 – Noz-moscada
É uma especiaria muito utilizada para agregar sabor a diversos pratos, obtida do fruto da moscadeira. Nativa das ilhas tropicais do sudeste asiático.
5 – Batatas chips
As tão queridinhas batatas vendidas nos supermercados são feitas com uma mistura de: água, flocos de batata e amido de milho. Através dessa mistura as chips são moldadas e fritas em óleo.
6 – Lâmpada de lava
As lâmpadas são feitas de parafina e óleo, onde o óleo aquece a parafina fazendo com que a parafina suba e desça a medida que vai esfriando. O que dá o movimento característico dessas lâmpadas.
7 – Espelhos
“O método moderno de fazer espelhos é muito simples. Como base, toma-se vidro e nele são aplicados diferentes tipos de revestimentos refletivos . Isso ocorre porque um tipo de revestimento não pode ser fixado firmemente no vidro sem a ajuda de outro.”