O Japão é bastante conhecido pela sua cultura particular que encanta e surpreende a todos nós. Apesar de ser um país bastante conhecido e divulgado, há muito ainda que não se sabe sobre seus costumes. De fato, algumas características locais são tão peculiares que podem até mesmo nos confundir.
A seguir, você confere 27 curiosidades esquisitas sobre o Japão que confundiriam muitos estrangeiros, mas que ao final, são elas que tornam esse país tão único.
1 – O Japão é formado predominantemente por montanhas
70% do país são montanhas – incluindo 110 vulcões ativos!
2 – Melões são artigos de luxo
Um melão do tipo Cantalupo, sem muitas imperfeições, passam dos 300 dólares.
3 – Japão é um dos maiores consumidores de café do mundo
O país compra cerca de 80% da produção de café jamaicano.
4 – Lá quase não existem pessoas analfabetas
A taxa de alfabetização é de quase 100%.
5 – Você precisa usar calçados especiais no banheiro
[Atualização] É de conhecimento de muitos que os japoneses possuem o costume de tirar os sapatos ao entrar em casa, para não contaminarem o ambiente do lar com as impurezas da rua.Mas, o que a maioria não sabe, é que para entrar no banheiro é necessário um calçado especial. Este ambiente é considerado impuro – por motivos óbvios – logo, a troca de calçados para adentrá-lo evita, da mesma forma, a contaminação do resto da casa.
6 – Dentes duplos são moda
Os jovens japoneses têm se interessado por dentes desiguais ou pontudos chamados “yaeba”.
7 – Comer fazendo barulho é algo bem-vindo
Especialmente, ao comer macarrão; é um ato bem visto fazer barulho ao sugar a comida e ao mastigar, pois isso indica que ela está deliciosa.
8 – KFC é bastante popular em tempo de Natal
Pelo fato do Japão não celebrar tradicionalmente o Natal, se tornou algo comum para os turistas procurarem o popular restaurante de frango frito como alternativa ao peru, uma vez que estes não são encontrados com facilidade no país. Em consequência, os japoneses seguiram a tendência.
9 – Lugares para dormir junto são moda no Japão
Mas não pense bobagem: os Soine-ya são lugares apenas para dormir com outra pessoa, não para ter relações sexuais ou coisas do tipo que, aliás, são terminantemente proibidas.
10 – Para noites mais quentes, existem os hotéis do amor
Lá, assim como no Brasil, existem lugares com quartos alugados por hora para que os casais possam manter relações sexuais livremente.
11 – É comum que algumas escolas não tenham zeladores e serventes
Faz parte da educação japonesa que os estudantes ajudem na organização e limpeza do ambiente de estudo. E posso dizer? Estão de parabéns. Crianças precisam aprender a serem mais autônomas e a limpeza é algo que deveria ser reforçado não só nas escolas, mas em casa.
12 – Era comum que as mulheres japonesas pintassem seus dentes de preto
Pois é, dentes negros eram considerados bonitos!
13 – Dormir no trabalho é considerado uma coisa boa
Devido às longas jornadas de trabalho de alguns profissionais, a prática do inemuri, ou seja, a soneca no trabalho, é bem vista, pois é um sinal de que você está se esforçando bastante para cumprir suas tarefas.
14 – Pintar o rosto com cores escuras é normal
E não é algo considerado ofensivo ou racista. Os ganguro (cara preta) são jovens que se pintam como forma de protestar contra os padrões de beleza impostos pela sociedade: cabelo preto, pele muito clara e maquiagem sutil.
15 – Adoção de adultos é algo extremamente normal
Mas é uma prática ligada aos negócios. Estima-se que 98% das adoções no país sejam de homens entre 20 e 30 anos realizadas geralmente por donos de empresas, sem filhos, como forma de passar o nome da família adiante.
16 – Aprender a preparar Fugu é algo bastante sério
Fugu é outro nome para o Baiacu, peixe conhecido pelo seu veneno poderoso. Os chefs especializados em preparar o pescado treinam de forma intensiva por 11 anos e sempre devem comer o alimento antes de servi-lo aos clientes.
17 – É possível sair para comer comida enlatada
É exatamente o que parece. Há restaurantes no Japão em que você escolhe sua comida enlatada e come lá mesmo, como em qualquer outro restaurante. Estranho, não?
18 – O Japão mudou a sua Constituição após a Segunda Guerra
A emenda 9 renuncia qualquer tipo de guerra ou agressão.
19 – Existe uma floresta dos suicidas
A floresta Aokigahara, localizada na base do Monte Fuji, é um dos lugares mais populares do mundo quando se trata de suicídio. Dezenas de corpos são recolhidos todos os anos, bem como pertences, como carros, que ficam estacionados por muito tempo à entrada do local esperando pelos donos que jamais retornam.
20 – Muitos homens japoneses jamais deixam os seus quartos
O hikikomori é uma prática de recolhimento na qual os homens se trancam em quartos e jamais saem para nada. Os psicólogos afirmam que este comportamento está intimamente ligado à depressão e pressão social.
21 – É possível dormir em capsulas
Os mundialmente famosos hotéis-capsula permitem que se alugue um compartimento para passar a noite, ideal para pessoas de negócio ou para aqueles que não conseguiram voltar a tempo para casa e que só precisam de um local para dormir. As capsulas são bastante confortáveis e possuem até mesmo televisão.
22 – Comer carne crua de cavalo é algo visto com normalidade em algumas regiões
Esse tipo de prato é considerado uma iguaria local.
23 – O atum mais caro do mundo foi vendido no Japão
E custou a bagatela de 735 mil dólares.
24 – Há uma ilha infestada de coelhos
A ilha de Okunoshima, localizada no mar japonês, é lar de milhares de coelhos que vagam normalmente pelo local.
25 – Eles possuem a menor escada rolante do mundo
Afinal, pra que isso?! Ao que tudo indica, ela está aí em prol dos idosos, pois é difícil para alguns deles tanto subir, quanto descer as escadas. Aí sim, Japão!
26 – A empresa mais velha do mundo é japonesa
A Kongō Gumi Co., Ltd. foi fundada em 578 D.C. Putz…!
27 – No Japão há um meio bastante peculiar de despedir funcionários
Como muitos países, o Japão tem leis trabalhistas que impedem os empregadores de demitir pessoas sem pagar muitos benefícios. Muitas empresas vêm-se com uma infeliz solução criarem as salas de banimento. Lá, os funcionários são enviados para fazer tarefas que não servem de nada ou são absurdamente chatas, com a esperança de que eles mesmos peçam demissão!!
Fonte: Lifebuzz