Provavelmente, todo mundo já se pegou olhando para as nuvens ao menos uma vez na vida por diversos motivos, seja para encontrar figuras ou observar a chuva que estava por vir.
Mas o que muitos não sabem é que há diversos tipos de nuvens, resultado de fenômenos naturais, que até parecem montagem quando são observadas.
1 – Nuvens Mesosféricas Polares
As nuvens, localizadas a uma altura entre 80 e 85 km na mesosfera, são compostas de cristais de gelo de tamanho sub micrométrico. As nuvens brilham pois elas dispersam a luz do Sol nas altas altitudes.
2 – Altocumulus Castellanus
Também conhecidas pelo formato de água-viva, elas se formam quando o ar úmido fica preso entre duas camadas de ar seco.
3 – Nuvens Lenticulares
Elas se formam continuamente em um mesmo ponto, à medida que o ar ascende na atmosfera sobre morro ou montanha, condensando-se.
4 – Nuvem dentro da sala
Não, você não leu errado. Uma nuvem artificial foi criada pelo artista holandês Berndnaut Smilde usando um umidificador, uma máquina para gerar fumaça e um termostato.
5 – Cumulonimbus
Conhecida pelo formato de uma bigorna que forma-se em seu topo, tipicamente produz muita chuva e eventos meteorológicos extremos, como fortes chuvas de granizo e tornados.
6 – Nuvens perfuradas
Conhecida como Hole Punch, é formada quando a temperatura da água nas nuvens é abaixo de zero, porém ainda não esta congelada.
7 – Cirrostratus Nebulosus
As nuvens da categoria Cirrostratus são nuvens altas (acima de 6 km) e com a aparência de um véu muito fino e existem 4 subtipos de nuvens Cirrostratus. A Nebulosus é uma delas, e quando o sol brilha através de um ângulo correto, é possível ver a formação de um círculo luminoso.
8 – Cumulonimbus Capillatus
É uma nuvem maciça e geralmente trazem muita chuva, ventos e granizo.
9 – Cirrus spissatus
Ficam no alto da atmosfera e são conhecidas por suas linhas finas ou fios de cristais de gelo.
10 – Morning Glory Cloud
É um fenômeno meteorológico raro, onde as nuvens assumem o formato de um rolo gigante. Essa formação de nuvens já foi registrada em várias partes do mundo.
11 – Actinoforms
São formações extensas e são difíceis de serem vistas a olho nu.
12 – Undulatus Asperatus
Descoberta recentemente, ela impressiona pelo tamanho e aparece raramente.
13 – Cirrus Kelvin-Helmholtz
São uma formação rara e se parecem com as ondas do mar. São resultado de um tipo de cisalhamento do vento.
14 – Nuvens Mammatus
Essas nuvens geralmente aparecem após uma tempestade e não indicam risco de furacão iminente, como sugere o conhecimento popular.
15 – Nuvens Nacreous
Conhecidas pelas cores, são encontradas somente nas regiões polares e se formam em temperaturas baixíssimas.
Fonte: 25List