Animais de estimação são muito dependentes de nós, necessitando de amor, carinho e muitos cuidados. Mas alguns animais não podem contar com isso, uma vez que são abandonados e vítimas de maus-tratos.
Ainda bem que ainda existem pessoas de bom coração que estão dispostas a mudar a vida desses bichinhos largados à própria sorte. É o caso de Sasha Pesic, um homem que fundou um abrigo para animais e hoje cria 750 bichinhos abandonados.
Tudo começou em 2008, quando Sasha Pesic estava voltando para sua casa em Niš, Sérvia, e encontrou quatro filhotes de cães abandonados ao longo do caminho. A cena o comoveu a tal ponto que, mesmo sem condições financeiras, ele começou a ajudá-los. Essa pequena demonstração de solidariedade deu início a algo que o tornou um dos principais defensores de animais na Sérvia.
Sasha fundou um abrigo para ajudar cães abandonados nas ruas da Sérvia. Provavelmente ele não esperava que o abrigo ficaria tão lotado: atualmente vivem 750 cães no local.
Juntamente com 6 voluntários, ele fornece lar e comida aos bichinhos, sem discriminação. Ele mantém o local com doações que ele recebe de várias partes do mundo.
Sasha também sabe todos os nomes deles, os vacina, medica, e os animais possuem microchip de identificação.
As pessoas podem visitar a página de Sasha para ajudá-lo com as despesas do abrigo, que chegam a 20 mil dólares por mês.
Ele já resgatou 1.200 cães, e mais de 400 foram adotados.
“Eu não recebo assistência do governo e alguns veterinários estão realmente me cobrando preços mais altos do que o normal, porque acham que ganho muito dinheiro com doações. Pago o tratamento veterinário e tudo o que é necessário com doações e meu próprio dinheiro”.
“Esses cães só precisam de um pouco de amor, comida e cuidados, muitos chegam ao abrigo tristes e assustados, mas com o tempo eles voltam a ficar alegres”, afirma Sasha.
Infelizmente, os proprietários do terreno onde o abrigo está localizado querem que Sasha deixe o local. Porém, uma petição assinada por milhares de pessoas levou as autoridades a desistirem e, embora o assunto não seja resolvido permanentemente, Pesic agradece que seus cães ainda tenham um lar.
Fonte: Bored Panda