Quando vamos viajar para outro país, é claro que pesquisamos alguns costumes, locais e recomendações. Mas existem alguns detalhes que devemos tomar cuidado, pois eles fazem muita diferença para as pessoas de outros países, e podemos não encontrar essas informações facilmente. Veja abaixo algumas regras de etiqueta que todo turista deve conhecer para evitar passar por situações embaraçosas.
1 – No Tibete, não há problema em mostrar sua língua
Na maioria dos países, se você mostrar sua língua a uma pessoa, ela pensará que há algo de errado com você. Na Índia, esse gesto demonstra raiva. Já no Tibete, esse gesto é usado para mostrar respeito e também é usado como um “olá”. Acredita-se que a origem dessa tradição é a crença de que o diabo tem língua preta. Então, as pessoas no Tibete querem mostrar que elas não têm a língua igual a do diabo.
2 – Você pode presentear alguém com lírios na Itália, mas não na França
Presentear alguém com flores é uma coisa boa em quase todos os países. Mas há detalhes que você deveria saber. Por exemplo, na França, as pessoas acham que lírios e crisântemos são para funerais. Já na Itália as pessoas adoram ganhar lírios.
3 – Na Áustria, você pode sair de um restaurante “sem pagar”
Em muitos países ao redor do mundo, gorjetas são incluídas na conta, principalmente na República Checa, França, Hungria e Espanha. As gorjetas custam uma média de 10 a 15% da conta. No entanto, esta regra não funciona para todos os países europeus. Na Áustria, as gorjetas são dadas apenas aos garçons que fazem bem o seu trabalho. E por lá, se um cliente pedir sua conta 3 vezes e não a recebe, pode sair do restaurante sem pagar.
4 – Na Hungria, “repolho” é um elogio, e na China, “ganso” é um sinal de admiração
Se você está andando na Hungria, não fique zangado se alguém te chamar de “repolho”, pois isso é um elogio. Na China, chamar alguém de ganso é uma maneira de dizer que alguém é bonito.
5 – Na Arábia Saudita, os homens se cumprimentam esfregando os narizes
Em vez do aperto de mão habitual a que estamos acostumados, na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes Unidos os homens esfregam os narizes quando se encontram. Na França, as tradições dependem de onde você está. Assim, em diferentes partes do país, o número de beijos é diferente: em Paris, as pessoas se beijam duas vezes, e na Córsega – 5 vezes.
6 – Gestos com as mãos
O famoso gesto de “ok” é interpretado no Japão como “dinheiro” e na França como “zero”. Assim, mesmo usando um pequeno gesto, você pode insultar uma pessoa francesa chamando-a de “nada”. Você pode ter uma resposta ruim ao gesto de “rock & roll” na Itália, já que isso significa que a esposa de uma pessoa é traidora, ou seja, está chamando alguém de corno.
7 – No Afeganistão, as pessoas beijam o pão caído
No Afeganistão e em outros países muçulmanos, se você deixar cair um pedaço de pão, deve pegá-lo o mais rápido possível e beijá-lo. Esta é uma maneira de expressar respeito pela comida, e eles não têm medo de germes!
8 – Como você deve beber café no Oriente Médio
Pode não ser muito fácil parar de tomar café no Oriente Médio. Na maioria das vezes, as pessoas hospitaleiras continuarão a encher sua xícara assim que perceberem que está vazia. Para impedir isso, você deve sacudir a xícara, incliná-la várias vezes ou simplesmente colocá-la de lado. Dessa forma, você mostrará que tomou café suficiente.
9 – Na China, você não deve virar o peixe no seu prato
Nós costumamos virar o peixe depois que acaba a metade dele. Mas na China, acredita-se que isso traga má sorte. As pessoas mais supersticiosas deixam o outro lado do peixe intacto, e outras removem os ossos antes de virá-lo.
10 – Não é educado tocar na cabeça de outras pessoas na Tailândia
Os tailandeses estão quase sempre sorrindo, o que demonstra a “vibe positiva” deles. No entanto, há uma coisa comum que a maioria das pessoas faz que pode arruinar o humor de uma pessoa tailandesa em um instante. Na Tailândia, você não pode tocar na cabeça de ninguém, pois os tailandeses acreditam que a cabeça é onde a alma está.
11 – Os chineses se recusam a receber um presente 3 vezes antes de aceitá-lo
É apenas a maneira deles de expressar modéstia e boas maneiras. Aliás, na China, você pode presentear pessoas com qualquer coisa, exceto objetos pontiagudos, como facas (pois são sinais do fim de um relacionamento), relógios (acredita-se que os relógios marcam o fim da vida) e lenços (que são uma superstição ligada ao choro nos funerais).
12 – Os mexicanos consideram que ser pontual é indelicado
Não importa onde os mexicanos devam estar: uma reunião de negócios ou uma festa com amigos. Eles estarão atrasados de qualquer maneira. Considera-se ser indelicado chegar a qualquer lugar na hora certa. Esta tradição nacional tem uma explicação muito simples: por muito tempo, este país teve grandes problemas com o transporte público, por isso, estar atrasado tornou-se um hábito agora.
Fonte: Bright Side