Mesmo que você nunca tenha notado, lá está, na sua cara o tempo todo. Pode procurar agora mesmo qualquer anúncio de relógio das grandes marcas, em revistas e jornais que você verá a mesmíssima hora sendo exibida em 99% deles – 10:09.
Mas antes que você pense que isso é uma conspiração, pacto maligno ou coisa de Illuminati, há uma explicação bem simples e plausível para isso.
Em entrevista ao The New York Times, Andrew Block, vice-presidente da Tourneau, uma das maiores e mais antigas lojas de relógios do mundo, disse que se trata de uma regra não escrita da publicidade.
“Os nomes das marcas são geralmente centralizados na parte superior do mostrador”, continua ele.
“Marcar as horas em 10:09 – ou 10:10 – seria uma forma de enquadrar a marca para a publicidade”.
Mas há ainda outro ponto que influi na adoção dos 10:09. Segundo explica Susanne Hurni, chefe de publicidade e marketing na Ulysse Nardin, “há a estética de um rosto sorridente nos 10:09, então nós fazemos o possível para fazê-lo”.
Ainda não viu? Tente agora.
Algumas exceções podem ser feitas, por conta dos mostradores extras que algumas peças possuem, mas a maioria tende a obedecer a estética.
Fonte: Aplus; NYTimes