Muitos acreditam que o mundo será dominado por gatos, aliens, zumbis e por aí vai. Porém, segundo a previsão do Fórum Econômico Mundial – uma organização internacional baseada em Genebra – 5 milhões de funcionários poderão ser substituídos por robôs até 2020.
Um levantamento realizado pela Deloitte apontou as principais profissões que têm sérias chances de serem substituídas pela inteligência artificial. Confira aqui se a sua está entre uma delas:
1 – Indústria de transporte e armazenamento
Se você está nos setores citados acima, as chances de ser substituído por um robô chegam a 75%. A indústria automobilística está entre as mais robotizadas do mundo e fábricas como a da BMW chegam a contar com mais de 1000 robôs.
2 – Reparos de veículos
Os profissionais que fazer reparos nos veículos automotores também estão ameaçados, pois a tecnologia permite que os robôs façam o serviço com mais precisão em menos tempo. A chance da profissão de mecânico ser extinta alcança os 63%.
3 – Acomodação e serviços alimentícios
As chances de que os profissionais que trabalham em restaurantes, bares, hotéis e pousadas sejam substituídos por máquinas chega a 62%.
4 – Manufatura
Não há segredos de que a manufatura vem perdendo espaço para as inteligências artificiais, e a previsão é de que essa substituição alcance 52%.
5 – Setor imobiliário e de construção
Mais de 30% dos trabalhos nesses setores serão substituídos por máquinas, que mais uma vez prometem mais precisão e agilidade no processo.
6 – Administrativo e suporte
Se você acha um saco trabalhar em um escritório ou ter que auxiliar alguém em alguma tarefa, saiba que 29% dos trabalhos nesse setor logo ganharão robôs prontos para fazer o serviço.
7 – Saúde
28% dos trabalhos nesse setor serão realizados por inteligências artificiais, incluindo procedimentos cirúrgicos.
8 – Administração pública e defesa
Na esfera pública, estima-se que 27% dos trabalhos desse setor serão substituídos por robôs.
9 – Atividades técnicas e científicas
Com medo de que os cientistas dominem o mundo? Bom, então pode ficar tranquilo, pois teremos robôs cientistas que ocuparão 25% dos cargos.
10 – Seguradoras e financeiras
Menos de 24% dos cargos do setor estão ameaçados por robôs nos próximos anos, então os profissionais dessa área podem ficar sossegados.
Fonte: Viral Thread | Huffington Post