Histórias de pessoas que cuidam de animais necessitados não são novidade nos dias atuais em que muito tem se refletido sobre os direitos dos animais e sua situação perante a sociedade. Entretanto, essa história bastante curiosa chama atenção, não somente pelo fato em si, mas pelos seus personagens.
Alfred Date, mais conhecido como Alfie, é um senhor de 109 anos, declarado, inclusive, como o homem mais velho da Austrália. Um belo dia, as enfermeiras do lugar onde vive comentaram que a Penguin Foundation de Phillip Island estava precisando de suéteres – é isso mesmo!
Ao saber disso, Alfie ficou mais que entusiasmado e resolveu por as mãos na massa. Ele conta que tricota desde 1932, quando sua cunhada o ensinou a técnica. Na atualidade, mesmo sem a habilidade de antes, ele se esforça ao máximo para fazer com que cada peça saia perfeita. Aliás, cada peça é mais bonita que a outra.
Todos da fundação ficaram lisonjeados e impressionados com a dedicação do senhor Date para com os pequenos animais. “Nos sentimos honrados que nos dedique seu tempo e esforço”, afirma uma das trabalhadoras da Penguin Foundation.
A ideia dos suéteres para a reabilitação dos pinguins surgiu como uma forma de impedir que os animais tivessem contato direto com o petróleo derramado no mar em um acidente, que interfere em suas habilidades de caça, deixando-os mais pesados e lentos na água. As peças devem ser feitas de lã pura e num padrão que não emaranhe nos bicos e barbatanas.
Os suéteres jamais são reutilizados para evitar a transmissão de microorganismos de um animal para outro e, aqueles que não são utilizados para a reabilitação, são vestidos em pinguins de pelúcia que são vendidos para arrecadar fundos para a instituição.