Os aviões são os meios de transporte mais rápidos e eficientes para cruzar longas distâncias e, apesar de estarmos acostumados à sua presença e funcionamento, são muitos os que ainda têm medo de voar nesses brinquedinhos, apesar de serem considerados um dos transportes mais seguros.
Entretanto, voar é apenas um pequeno detalhe que compõe o “medo de voar”, afinal, tudo que sobe tem que descer e aterrissar uma máquina que pesa toneladas de forma graciosa não é para os fracos. Ocorre que, nem sempre as condições climáticas ou físicas cooperam para esta etapa final de uma viagem. Às vezes, aterrissar pode ser um momento tão tenso quanto passar por uma turbulência.
Confira a seguir algumas das pistas de pouso mais traiçoeiras do mundo e que deixariam até os mais corajosos tensos de puro pavor.
1 – Aeroporto de Congonhas, São Paulo – Brasil
Começando por um bem conhecido, o aeroporto de Congonhas é encravado no meio da cidade de São Paulo, dando margem mínima a qualquer tipo de falha no pouso ou aterrissagem. É por essas e outras que NUNCA desci nesse aeroporto – e se Deus quiser, nunca precisarei.
2 – Aeroporto de Gibraltar, Gibraltar – Reino Unido
Construído durante a Segunda Guerra Mundial, a pista principal para pousos e decolagens faz cruzamento com uma avenida da cidade, sendo necessário, por várias vezes, que o trânsito de carros seja interrompido.
3 – Aeroporto Internacional da Madeira, Madeira – Portugal
Não basta ser pequeno, ainda dá direto para o mar!
4 – Aeroporto de Lukla – Nepal
A pista fica aos pés da montanha e ainda é inclinada. Haja perícia!
5 – Passarela de gelo – Antártida
Espaço é o que não falta, mas o problema aqui é outro: a pista de gelo, além de escorregadia, – óbvio – é propensa a eventuais rachaduras. Tenso!
6 – Aeroporto Internacional de Courchevel, Courchevel – França
Essa pista possui um declive exatamente em seu centro, deixando os pousos e decolagens ainda mais complicados. Pior é quando o frio da região deixa gelo no caminho.
7 – Aeroporto de Juancho E. Yrausquin, Saba – Antilhas Neerlandesas
O espaço para pouso é tão pequeno que chega a ser engraçado. Como se não bastasse, o final da pista dá de frente para um penhasco rochoso.
8 – Aeroporto Princesa Juliana, Baía Simpson – São Martinho
Aqui o perigo maior não é nem para o avião, mas para quem está por perto do aeroporto. Localizado ao lado de uma praia, os banhistas estão sujeitos a levarem verdadeiros safanões dos ventos provocados pelas turbinas dos aviões que decolam e aterrissam.
9 – Aeroporto Internacional de Kansai, Osaka – Japão
Essa pista é construída totalmente em cima da água. Até agora não sei se isso é bom ou ruim…
10 – Aeroporto de Svalbard, Svalbard – Noruega
Essa pequena linha preta que você vê na imagem é a pista de pouso do aeroporto mais ao norte do mundo. E dále gelo!
E de bônus, deixo vocês com esse belo avião praticamente lutando uma queda de braço com o vento. E boa viagem pra quem está vendo esse post dentro de uma aeronave. 😉
Via Dose