12 Curiosidades sobre as residências japonesas que ainda surpreendem os visitantes

Posted on

O Japão é um país com uma cultura bem peculiar, e muitos costumes dos japoneses são bem diferentes dos nossos, podendo até nos causar surpresa. Uma das características de lá é que as residências são muito pequenas, então os japoneses precisam aproveitar bem cada espacinho, e às vezes fazem isso de uma forma estranha. Veja abaixo algumas curiosidades sobre as casas no Japão.

1 – Os apartamentos do Japão não têm entradas tradicionais, e sim genkans

O Genkan é a área de entrada para residências japonesas, onde os japoneses tiram e deixam seus sapatos. É separado do corredor principal ou da sala principal por uma porta que não permite que a sujeira e a poeira entrem na casa.

2 – Existe um compartimento secreto em muitas cozinhas japonesas

As residências no Japão são muito pequenas, e os japoneses aproveitam até espaços que achamos que não seriam aproveitados. Em suas cozinhas, muitos japoneses têm um espaço extra para guardar alimentos ou utensílios, e geralmente esse espaço fica escondido no chão.

3 – As máquinas de lavar também secam roupas

Máquinas de lavar com secadoras embutidas são bastante populares no Japão. Alguns estrangeiros estranham e afirmam que mesmo a máquina secando as roupas por várias horas, elas ainda ficam um pouco úmidas.

4 – As cozinhas japonesas geralmente não têm fogão

Os japoneses geralmente usam fornos de micro-ondas com várias funções incorporadas, em vez de usarem esses grandes fogões que usamos.

5 – Os japoneses costumam usar aquecedores de água em vez de chaleiras

Os japoneses costumam usar um pequeno aquecedor de água em vez de uma chaleira. Ele é usado para fazer chá, café e preparar macarrão, dentre outras funções.

6 – Os japoneses costumam usar absorvedores de umidade em casa

O clima no Japão é muito úmido, razão pela qual os japoneses se preocupam muito com o mofo no verão. Eles utilizam ventiladores e absorvedores de umidade como principais medidas preventivas.

7 – No Japão, o omelete é feito em uma espécie frigideira retangular especial

No Japão eles gostam de omelete enrolado, que é feito em uma frigideira retangular especial, e não em frigideiras redondas como as que usamos aqui. Essa frigideira é chamada de makiyakinabe e o nome do prato é tamagoyaki.

8 – Futons em vez de camas

Como o espaço nas residências japonesas é muito pequeno, os japoneses costumam dormir em futons – colchões grossos de algodão. São colocados no chão durante a noite e são removidos e colocados em um armário pela manhã. Isso permite a economia de espaço.

9 – Alguns japoneses usam suportes nos armários e eletrodomésticos

Os suportes têm extremidades adesivas – um lado é colado no móvel e outro no teto. Para itens que são muito mais baixos que o teto, são usados adesivos especiais para colá-los no chão. Esses suportes são usados para impedir que os móveis caiam caso aconteçam terremotos.

10 – Os banheiros japoneses são bem peculiares e, muitas vezes, não há torneira nas banheiras

Os banheiros no Japão são bem diferentes dos daqui, assim como os costumes de banho. Primeiro, é preciso tomar uma boa ducha antes de entrar na banheira. Se o imóvel for novo, geralmente um painel especial controla o uso da banheira. Não é preciso abrir a torneira e ajustar a temperatura da água, pois é possível fazer isso abrindo o painel e indicando a temperatura desejada. Através do mesmo sistema eletrônico, é possível redirecionar a água usada para a máquina de lavar ou para a pia da cozinha.

11 – Pias em miniatura sobre os vasos sanitários

Essas pias embutidas nos vasos sanitários são curiosas e economizam bastante espaço e água. Quando se dá descarga, a água sai pela torneira da pia e é possível lavar as mãos. Depois ela desce e serve como descarga.

12 – Algumas pessoas dormem com uma “esposa de bambu” ou com um travesseiro especial

Um artefato feito de bambu oco de tamanho humano, também chamado de esposa de bambu”, é muito popular entre os japoneses, que gostam de dormir com esse objeto à noite, talvez para matar a carência…

Fonte: Bright Side

Gostou? Deixe seu comentário :)