10 Empregos que eram comuns, mas que não existem mais

Posted on

As coisas evoluem com o passar do tempo, e não poderia ser diferente com as profissões. É assustador, e ao mesmo tempo interessante, a forma como a tecnologia tem alterado o mundo do trabalho.

Você já pensou que seu emprego pode ser substituído pela Inteligência Artificial em breve? Antigamente existiam algumas profissões que foram importantes e depois se perderam no tempo, e hoje talvez você nem saiba que elas já existiram.

1 – Coletor de sanguessugas

Um colecionador ou coletor de sanguessugas era alguém que ganhava a vida coletando sanguessugas, já que elas eram muito utilizadas para fins medicinais no século XIX. Os médicos precisavam de alguém que coletasse essas criaturas nojentas, e isso ficava a cargo de alguns trabalhadores, que às vezes usavam as próprias pernas e separava as sanguessugas, guardava-as em potes ou sacos e depois vendia-as a médicos ou farmacêuticos. A carreira era sazonal e os coletores de sanguessugas só trabalhavam nos meses mais calorentos, quando as sanguessugas estavam ativas.

2 – Acendedor de lampiões

Antes do surgimento da energia elétrica as ruas eram iluminadas através de lampiões. Os acendedores começavam o seu trabalho no final de tarde, com uma vara especial que tinha uma esponja na ponta e, ao nascer do sol, eles apagavam os lampiões. Esses trabalhadores eram respeitados e confiáveis porque tornavam as ruas da cidade mais seguras e iluminadas.

3 – Despertador humano

O despertador mecânico foi inventado em 1847, mas no início poucas pessoas os tinham, devido ao alto custo. Como solução, as pessoas contratavam trabalhadores cuja função era acordá-las cedo, como um despertador humano. Esse serviço costumava ser feito por mulheres e homens idosos; eles usavam longas varas semelhantes a varas de pescar, martelos macios e até atiradores de ervilha para bater nas janelas dos clientes e acordá-los.

4 – “Linkboy”

Um trabalho comumente desempenhado por meninos, um linkboy era alguém que carregava uma tocha acesa para iluminar o caminho das pessoas à noite. Esse trabalho era comum antes da introdução da iluminação a gás.

5 – Soda Jerk

Um soda jerk era um trabalhador, geralmente jovem, que operava máquinas de refrigerante, milkshake e sorvete nos comércios. Esses jovens eram conhecidos por sua técnica habilidosa de servir as bebidas e interagir com os clientes, sendo que a ocupação tinha um certo “charme” na época.

6 – Ressurreicionista

Durante os séculos XVIII e XIX, a procura de cadáveres para investigação médica era elevada, mas a dissecção de corpos humanos ainda era uma prática ilegal em alguns locais. Como resultado, os ressurreicionistas, também conhecidos como ladrões de corpos, roubavam cadáveres das sepulturas para os vendê-los aos médicos e cientistas.

7 – Trapeiro

Um trapeiro costumava coletar utensílios domésticos, restos de roupas, vidro e papelão que eram jogados fora, para vendê-los ou reaproveitá-los. O trapeiro andava pelas ruas coletando esses itens e carregando-os em uma pequena sacola pendurada no ombro. Normalmente, esta ocupação era exercida por homens que enfrentavam a pobreza extrema como forma de ganhar a vida.

8 – Frenologista

Os frenologistas acreditavam que o formato do crânio de uma pessoa poderia revelar seus traços de personalidade e níveis de intelecto. Eles examinavam os contornos do crânio e faziam análises sobre o caráter do indivíduo. A frenologia ganhou popularidade no século XIX, mas carecia de evidências científicas e não foi para frente.

9 – Caçadores de ratos

No passado, os caçadores de ratos eram profissionais contratados para controlar as populações de ratos nas cidades. Equipados com armadilhas, venenos e animais treinados – como cães terrier, também conhecidos como ratters – eles desempenharam um papel crucial na prevenção da propagação de doenças.

10 – Espalhador de ervas

Datado de 1600, o trabalho de um espalhador de ervas era jogar ervas e flores pelos apartamentos reais, para tentar mascarar os cheiros desagradáveis antes da construção dos esgotos em Londres. Era um trabalho geralmente feito por mulheres.

Fonte: Bright Side

Gostou? Deixe seu comentário :)