Pilotos de avião respondem a algumas das perguntas mais comuns dos passageiros

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É comum termos curiosidades sobre aviões, saber como eles funcionam, como é o trabalho de um piloto e como agir em uma situação de emergência. O avião ainda é um dos meios de transporte mais seguros do mundo, mas existem pessoas que têm algum tipo de fobia de viajar nele. Veja abaixo algumas respostas de perguntas corriqueiras que os passageiros fazem para os pilotos e comissários de aviões.

1 – Os pilotos dormem na cabine?

Aproximadamente 56% dos pilotos acidentalmente já cochilaram durante um voo. Felizmente, os aviões modernos funcionam em modo automático durante quase toda a viagem, e os controladores de tráfego exigem que os pilotos mantenham contato o tempo todo. Por isso, um cochilo não é tão grave assim. Em viagens mais longas, pode haver 2 tripulações e 3 pilotos que se revezam para que todos possam descansar, e isso é feito em uma cabine especial.

2 – Os pilotos podem ter bigodes espessos ou piercings?

Barbas compridas, piercings e outros adereços impedem que os pilotos usem a máscara de oxigênio adequadamente. É por isso que os rostos dos pilotos devem estar sempre “limpos” e, às vezes, apenas uma pequena barba é permitida. Caso contrário, pode haver uma situação que coloque em risco a vida dos passageiros.

3 – Se um bebê nascer dentro de um avião, qual será sua nacionalidade?

Existem várias hipóteses, dependendo das leis de nacionalidade de cada país. A criança pode ter a nacionalidade do país em que a companhia aérea está registrada, do país onde nasceu, ou do país onde o avião aterrissou, por exemplo.
Algumas companhias aéreas dão um belo presente para os recém-nascidos: a oportunidade de viajar de graça em seus aviões para qualquer lugar do mundo, para o resto a vida. Uma verdadeira sorte!

4 – Um avião pode pousar em modo automático?

Nas aeronaves modernas, os sistemas de controle automáticos conduzem o avião em sua rota a partir de uma altura de 300 metros e praticamente até seu pouso, ou seja, durante boa parte do voo. Durante a descida, é possível utilizar o piloto automático, porém o piloto precisa ativar esse modo e controlá-lo, fazendo algumas configurações para a manobra ser bem-sucedida.

5 – Por que os pilotos às vezes voam junto com os passageiros?

Às vezes, os pilotos precisam voar com passageiros de um aeroporto para outro. Se estiverem usando o uniforme dentro do avião, eles não podem dormir, comer ou assistir filmes com fones de ouvidos na frente dos passageiros, por tais atitudes podem causar pânico entre eles. Porém, na maioria das vezes pilotos uniformizados voam em lugares reservados na cabine dos pilotos ou na primeira classe.

6 – O que acontece se todos os motores falharem?

Isso é muito difícil de acontecer, mas, caso aconteça, há uma configuração especial para reiniciá-los. Mesmo sem motores, o avião ainda pode realizar um pouso normalmente. Um caso assim já aconteceu em 1982, com um avião que passava sobre a ilha de Java. Quando o avião passou por uma nuvem de cinzas causada pela explosão de um vulcão, os quatro motores pararam de funcionar. A tripulação conseguiu pousar a aeronave no aeroporto mais próximo, e todos 263 passageiros saíram ilesos.

7 – O que é pior: atingir um pássaro, entrar em uma tempestade de granizo ou ser atingido por um raio?

Os raios costumam atingir os aviões, mas os passageiros quase não percebem. Em casos muito raros, isso pode levar a um blecaute no avião. Mas os pilotos têm instruções que reiniciam todos os componentes eletrônicos do avião e o voo continua normalmente, por isso, raios nem são tão graves assim.

Já os pássaros representam um perigo maior do que imaginamos. Se os pássaros entrarem em uma turbina, eles podem destruí-la ou até mesmo causar um incêndio. É por isso que existem geradores de ruído especiais e até helicópteros para espantar os pássaros. Uma tempestade de granizo é igualmente perigosa, mas o mau tempo é muito mais fácil de ser evitado. A imagem abaixo mostra um avião atingido por um pássaro.

8 – Como alguém consegue entrar na cabine se a porta estiver trancada por dentro?

Há um código especial que os comissários de bordo têm para entrar na cabine. Isso é necessário em casos especiais – se ambos os pilotos perderam a consciência, por exemplo. Antes do voo, o comandante recebe o código e o informa à sua tripulação. Depois que o código for inserido, a porta abrirá em um minuto, a menos que os pilotos impeçam. O piloto poderá bloquear a porta para que outra pessoa, que não seja o comissário, não possa entrar.

9 – Por que existem espirais nas turbinas?

Caso alguém se aproxime da turbina enquanto ela estiver funcionando, será jogado a alguns metros de distância e se ferirá gravemente. Como já ocorreram vários acidentes com turbinas, agora é comum o centro delas ser projetado com espirais e/ou outros sinais para mostrar que o motor está ligado ou desligado.

10 – O que os pilotos comem durante um voo?

Geralmente, é preparado um cardápio especial para os pilotos, com vários pratos para serem escolhidos: se o comandante quiser frango, o segundo piloto comerá peixe ou carne. Essa é a melhor maneira de evitar intoxicação alimentar pelos mesmos tipos de comidas, impedindo que os dois passem mal ao mesmo tempo. Eles comem por turnos, em mesas especiais. Mas há companhias aéreas onde a refeição dos pilotos é igual a dos passageiros.

11 – Uma pessoa comum é capaz de realizar a aterrissagem de um avião?

Se tratando de um avião moderno, há boas chances de isso acontecer. Foi realizado um experimento recentemente, em que um comissário realizou uma aterrissagem no simulador de voo e obteve sucesso. Isso se deve aos sistemas que guiarão e pousarão o avião enquanto a pessoa na cabine recebe instruções pelo rádio sobre como proceder.

12 – Por que as companhias aéreas não dão paraquedas aos passageiros?

Por incrível que pareça, um paraquedas provavelmente não salvará a vida do passageiro se o avião começar a cair. Mesmo em uma situação tranquila, a maioria das pessoas não consegue colocar paraquedas corretamente e pousar com segurança. E para pular de um avião e não se machucar, uma aeronave deve voar devagar a uma altitude não superior a 5 mil metros, o que não é muito comum.

13 – Os pilotos têm medo de voar?

O maior acidente de avião na história não ocorreu nos ares, mas sim na terra. Em 1977, dois aviões colidiram na pista de voo, causando a morte de 583 pessoas. As colisões no ar ocorrem raramente, por isso os pilotos geralmente não têm medo de voar. Uma dica: se você deseja aumentar suas chances de sobreviver caso se envolva em um acidente de avião, sente-se nos assentos do meio (entre outros dois passageiros) e na parte traseira do avião. Ou sente-se próximo às saídas de emergência.

14 – Por quanto tempo as máscaras de oxigênio funcionam?

O nível de oxigênio e a pressão dentro do avião são suportados artificialmente. Se a cabine for despressurizada em grande altura, os passageiros começam a perder a consciência e podem morrer sem máscara de oxigênio. As máscaras podem funcionar em média por 10-15 minutos. É tempo suficiente para o piloto baixar o avião a uma altitude onde todos possam respirar normalmente. Os pilotos têm suas próprias máscaras de oxigênio que funcionam por mais tempo tempo, já que eles são os responsáveis por pousar o avião sem erros e resguardar a vida dos passageiros.

15 – Por que os aviões às vezes fazem círculos antes de pousar?

Trata-se de uma situação comum: arremeter. Isso pode acontecer por vários motivos, como rajadas de ventos laterais ou se o aeroporto estiver temporariamente fechado para um pouso de emergência (o avião em emergência tem prioridade). Mas não há motivo para pânico.

16 – O que é mais seguro: um pouso forçado em água ou em terra?

Depende do modelo do avião, mas na maioria das vezes, é mais fácil fazer um pouso forçado em terra, isso porque a água irá inundar rapidamente o avião e será mais resistente do que o solo, devido a sua densidade e consistência. Um pouso de emergência em terra tem mais chances de que saia tudo bem.

Fonte: Bright Side