A Islândia é um país minúsculo, com cerca de apenas 360.000 habitantes. Além disso, é um dos países mais seguros para se viver, possui semáforos com luzes em formato de coração, uma rua com as cores do arco-íris, não há mosquitos no país e as pessoas adoram livros.
Veja abaixo mais algumas curiosidades sobre a Islândia que surpreenderiam qualquer estrangeiro.
1 – Não escurece à noite entre 21 de maio a 30 de julho
Durante o solstício de verão, em uma parte da Islândia o sol fica visível por 24 horas. Já na capital Reykjavík, o sol se põe por algumas horas, mas o céu não escurece.
2 – Foram construídos canos de água aquecida sob as calçadas para que nunca fosse preciso trabalhar com pás no inverno
A Islândia é um país com calçadas sem neve. Mas esse não é o único benefício da instalação de canos de água aquecida. Eles também facilitam as caminhadas, economizam dinheiro na remoção de neve e previnem acidentes com quedas.
3 – Os moradores locais comem tubarão fermentado
O hákarl (tubarão fermentado) é um prato típico da Islândia. O tubarão Greendale, usado neste prato, é venenoso se comido fresco. Assim, os islandeses curam a carne com um processo de fermentação específico e a deixam secar por 4 a 5 meses para torná-la segura para o consumo.
4 – As moedas do país possuem estampas de espécies marinhas nacionais
As moedas Krónur, da Islândia, apresentam vários animais aquáticos, incluindo golfinhos e caranguejos no verso.
5 – Uma das principais ruas de Reykjavík é pintada com as cores do arco-íris
Para os locais, esta rua, que é pintada desde 1999, é um sinal de alegria e apoio à diversidade.
6 – Ar islandês como lembrancinha
Já imaginou comprar o ar de um país como lembrança de viagem? Em algumas lojas de presente locais isso é possível, já que eles vendem ar islandês enlatado.
7 – A Islândia não é tão fria quanto parece
A Islândia é fria, mas não tanto quanto costumamos imaginar. Por exemplo, Canadá, Rússia, Mongólia e Noruega são, de fato, mais frios que a Islândia.
8 – Não há mosquitos no país
A temperatura na Islândia diminui e aumenta muito rápido em apenas um dia, e os mosquitos não sobrevivem a essas mudanças bruscas de temperatura.
Fonte: Bored Panda