Este não é um conteúdo patrocinado.
É muito difícil encontrar alguém que não curta comer uma besteirinha de vez em quando. E quando o assunto é Doritos, é bem mais complicado achar uma pessoa que faça cara feia diante da tortilha.
Uma explosão de sabor e um vicío são alguns dos termos que definem esse snack. E você sabia que ele surgiu graças à Disney? Existem várias curiosidades sobre essa delícia que são bem legais de saber!
1 – Tudo começou na Disney
Pouco depois da inauguração da Disneyland em 1955, o fundador da Frito-Lay obteve permissão de Walt Disney para abrir um restaurante em Frontierland com um temática mexicana. “Casa de Fritos” foi , sem surpresa, para promover os salgados da marca Fritos. Os clientes podiam pegar Fritos de graça, e inclui-los em qualquer um dos pratos disponíveis. Eles eram dispensados por uma máquina de venda automática, e a sua produção da tortilha era adquirida de uma empresa chamada Alex Foods. Um dos vendedores da Alex Foods, fazendo uma entrega para a Casa de Fritos, notou tortillas eliminadas no lixo e deu ao cozinheiro uma pequena dica: que ele poderia fritá-las e vendê-las como batatas fritas em vez de jogá-las fora. A Casa de Fritos começou a fazer esta receita, as batatas fritas temperadas tiveram enorme sucesso. Mas o verdadeiro estouro veio quando Arch West passava pelo local com sua família em uma viagem e provou as batatas. Ele, então, deu início ao processo para que elas fossem produzidas em massa e comercializadas.
2 – West foi enterrado com Doritos
Em seu enterro, em 2011, todos jogaram o snack em seu túmulo na hora da despedida.
3 – Eles são cientificamente feitos para viciar você
Como explicado em 2013 por uma pesquisa científica, o Doritos realmente apela para que você ame esse salgadinho. Primeiro, há alta concentração de gordura, e quando petiscos gordurosos derretem na boca, o cérebro pensa que as calorias também somem – o que retarda a sensação de saciedade. Depois, há aquele “pó”, que desencadeia uma intensa explosão do sabor quando você lambe os dedos.
4 – Eles fizeram uma propaganda do Doritos para os Aliens
Não, você não leu errado. Em 2008, um concurso de anúncios foi realizado entre o público britânico para decidir qual comercial seria transmitido no… espaço! O anúncio vencedor foi enviado para os transmissores de uma estação espacial, que por sua vez enviou os sinais para o espaço. Mas, até hoje, não se tem notícia de uma encomenda de Doritos feita pelos ETs.
5 – O Doritos consegue estar presente até em pratos gourmet
A foto, por exemplo, é de um macarrão a carbonara com pedaços de Doritos. Se você não teve essa ideia, então está mais do que na hora de experimentar, já que até no cenário culinário ele faz sucesso.
6 – Doritos e literatura? Existe sim!
As mentes literárias não deixaram essa delícia de lado. Como tributo a West, criador do Doritos, o jornal The New York Times resolveu checar se o Doritos apareciam nas narrativas literárias. E a menção ao snack é feita por autores que vão de Stephen King até Joyce Carol.
7 – O Doritos também provocou uma séria discussão sobre ética de campanha eleitoral
A campanha presidencial de Stephen Colbert, em 2008, foi recheada de Doritos e muitas discussões. Ele chegou a usar um paletó feito com pacotes de Doritos para anunciar que tinha conseguido patrocínio da marca para sua campanha à Presidência, ainda que as leis federais fossem rígidas quanto às contribuições feitas por corporações nas campanhas políticas. A história obviamente não acabou bem.
Fonte: Thrillist