Já pensou se um dia você fosse ao supermercado e encontrasse na prateleira uma bela embalagem tetra pak com os dizeres “Delicioso leite de barata”?! Tenho certeza que você se assustaria e aproximaria o rosto da embalagem pra ter certeza de que estava lendo certo.
Mas saiba que isso não é tão loucura assim. Existe mesmo leite de barata e ele é, segundo os cientistas, extremamente nutritivo. Tudo começou há mais ou menos 10 anos com a descoberta de uma espécie de barata vivípara, ou seja, diferente de outras baratas, que põem ovos, ela dá a luz a baratinhas já desenvolvidas. Consequentemente, ela precisa amamentar a cria. Agora, durma com essa: uma barata que “dá de mamar” pras baratinhas. Que cena linda… ?
O que os cientistas descobriram é que os cristais de leite desse inseto tem 3 vezes mais energia que a quantidade equivalente de leite de vaca, além de ter muito mais proteína, bem como gorduras e açucares, sendo um alimento completo.
Mas, ordenhar baratas não é nada fácil. A novidade é que descobriram uma forma de desenvolver os cristais in vitro, o que tornaria possível a produção em massa desse suplemento altamente nutritivo.
Entretanto, não há planos para a comercialização do produto, O QUE NÃO QUER DIZER que, num futuro próximo, você não possa realmente se deparar com o tal leite de barata à venda numa prateleira por aí. Como bem especulam os cientistas e pesquisadores, os insetos serão parte integrante das nossas dietas, principalmente se a indústria de alimentos não der conta da demanda mundial.
Fonte: IFLScience