Roncar é uma coisa definitivamente chata e inconveniente – bem mais pra quem tem que ouvir, é claro. Mesmo assim, quem sabe que ronca sempre se sente incomodado ao ter que dormir ao lado de amigos, parentes ou mesmo do(a) esposo(a).
Tirando o lado tragicômico que esse problema tem, roncar pode indicar que algo não está bem com o organismo, em especial, com as vias respiratórias. A seguir, você confere algumas pequenas, mas importantes dicas para quem quer amenizar ou até eliminar de vez o ronco.
1 – Dormir de lado
Quando você dorme de peito para cima, a base da sua língua e do palato mole se colidem na parede traseira da garganta, o que obstrui a passagem de ar durante a respiração, provocando o barulho irritante do ronco. Dormir de lado mantém a garganta aberta e há grandes chances de que você não venha a roncar.
2 – Perder peso
É semelhante ao ponto anterior. Se você estiver com sobrepeso, seus pulmões e pescoço podem bloquear a a entrada de ar, causando o ronco. Mas isso poderia ser o menor dos seus problemas, porque o excesso de peso também aumenta as chances de sofrer de apneia do sono, que é a falta de ar durante o sono.
3 – Assoar bem o nariz antes de dormir
Respirar pela boca, muitas vezes, provoca ronco, por isso é uma boa ideia tentar respirar pelo nariz. Para isso, é recomendado assoar o nariz muito bem e, se necessário, usar alguns sprays nasais para limpar as vias aéreas antes de ir para a cama.
4 – Usar tiras nasais
Se o congestionamento nasal é mesmo um problema real na sua vida, tente usar tiras nasais especiais que levantam e abrem as vias aéreas, melhora a respiração, ajuda a reduzir e até mesmo eliminar o ronco.
5 – Limpar bem a casa
As alergias são uma das principais causas do ronco, por isso é muito importante limpar a casa muitas vezes, especialmente o quarto. Aspirar e lavar as cortinas, lençóis e cantos também é importante.
6 – Fique de olho na dieta
Acredite ou não, isso tem muito a ver com o ronco. Evite refeições pesadas e álcool antes de deitar. O álcool relaxa os músculos da garganta, fazendo com que o ronco mais provável.
7 – Procure um médico
Septo torto, rinite crônica e cistos são apenas alguns exemplos do que pode estar causando o ronco. Se nenhuma das dicas serviu para você, procure um especialista, pois só ele poderá dizer com certeza o motivo do seu ronco e indicará o tratamento adequado.
Fonte: Bright Side