Tommy Edison é cego desde o nascimento e trabalha em seu próprio canal no YouTube, falando sobre como é sua vida sem poder enxergar. Ele é informativo, sincero e incrivelmente divertido, o que faz dele um representante dos deficientes visuais na internet.
Uma das ideias para o vídeo “Pessoas cegas podem desenhar?” foi retratar coisas do dia a dia, sendo que as sugestões viriam de seus seguidores. Um grande desafio!
Ele começa explicando que o mundo dele é totalmente tridimensional, já que ele conhece as coisas através do tato, então, é bem difícil colocar as coisas numa folha de papel.
A primeira sugestão é para desenhar um gato. E ele começa a lembrar de como é, pelo tato e pelo o que ele já ouviu falar. Lembra da “cabeça redonda”, “orelhas pontudas”, dentes e “um rabo em pé. Por que gatos sempre fazem isso?”.
E este é o resultado:
O próximo desafio é um carro. Ele começa pelas rodas, apoiando os dedos no papel como referência para alinhá-las, depois se lembra das portas da frentes e das portas de trás. E pronto!
Por último, ele desenha um autorretrato, começando pelo topo, com um olho, um nariz, e outro olho do outro lado. Depois, logo abaixo do nariz, ele faz a boca com os dentes representados por vários pontinhos. E ainda finaliza com os ombros e as mãos.
“Você provavelmente nem consegue dizer a diferença de quem é quem. É desafiador, né?”
Você conseguiria fazer desenhos tão bons? Lembrando exatamente onde você começou e terminou cada traço? É mesmo um desafio!
Veja o vídeo completo (em inglês):
Fonte: deMilked