E se, andando na rua em um dia qualquer, você se deparasse com um carro que está sendo aparentemente doado? O propósito disso é mais importante do que você imagina!
Acostumados a ver amigos divulgando pedidos de doação de sangue para ajudar alguém próximo, dois publicitários resolveram usar a criatividade para chamar a atenção das pessoas. Assim, Mateus Oliveira, Vinicius Sakamoto e Rafael Rodrigues criaram a campanha DOA-SE.
Nela, cidadãos comuns estão sendo convidados a colar a conhecida placa de “VENDE-SE” em seus carros, mas desta vez com a palavra “DOA-SE”.
Ao se aproximar da mensagem, é possível entender que se trata de um incentivo à campanha de doação de sangue, com o contato do hemocentro mais próximo:
“O desafio é engajar as pessoas a doarem sangue e colaborarem também na divulgação, colando a placa em seus carros”, explica Vinicius. “Com a campanha, esperamos contribuir para o crescimento do número de doadores no país, que ainda é bem abaixo do recomendado”, alerta Mateus.
Segundo a Fundação Pró-Sangue, menos de 2% da população brasileira doa regularmente. O recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é que esse percentual fique entre 4% e 6%. A campanha tem acessos do Brasil inteiro e parceria com os principais Hemocentros do País.
Confira mais informações no vídeo, no site da campanha e acompanhe tudo na página do Facebook!
O que é preciso para doar sangue
· Ter entre 16 e 68 anos;
· Estar acima de 50 quilos;
· Não ter Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, HIV (AIDS), HTLV;
· Estar bem alimentado e descansado;
· Se estiver gripado, esperar no mínimo sete dias para poder doar sangue;
· Gestantes devem aguardar entre 90 e 180 dias após o parto para doar sangue.