O horário de verão já começou desde a madrugada do sábado para o domingo, mas a prova de fogo é a segunda-feira, não é mesmo? Tá certo que o ajuste do horário tem vários benefícios para a sociedade, como a diminuição no consumo de energia e o maior aproveitamento da luz solar, entretanto, tenho certeza que a primeira coisa que você pensa é “UMA HORA DE SONO A MENOS!”.
E isso implica em sonolência, irritabilidade, queda da produção no trabalho – a mesma coisa de todo ano. Mas você sabe por que isso acontece e como evitar?
Segundo o doutor Shigueo Yonekura, o cérebro segue o ritmo do relógio biológico, que está organizado em um ciclo de 24 horas. Uma vez que se quebre bruscamente esse padrão, nosso corpo sofre as consequências.
Não há como burlar o horário de verão, mas certamente há maneiras de diminuir seus efeitos sobre o sono e tornar os primeiros dias menos cansativos. Hoje é terça-feira e ainda dá tempo de evitar todo esse sofrimento. Confira algumas dicas a seguir.
1. Mantenha um ritmo mais leve nos primeiros dias do horário de verão. Evite realizar tarefas pesadas, especialmente à noite, como limpeza da casa ou mesmo a realização daquele trabalho que você insistiu em trazer para continuar a fazer em casa. Se não der pra evitar, pelo menos guarde as duas horas anteriores à hora de dormir para ir diminuindo esse ritmo.
Tente fazer atividades relaxantes como Ioga ou qualquer outra coisa que te faça relaxar, pode ser ouvir uma música calma. Tente não forçar o seu cérebro a pensar demais nesse momento.
2. Não exagere nas refeições durante o dia e especialemente à noite. Coma mais saladas, beba sucos e coma frutas. Refeições gordurosas e pesadas exigem muito do organismo, tornando-o mais ativo.
3. Tente organizar seus horários pelo menos nesta primeira semana, e claro, respeite todas as horas estipuladas. Pode parecer besteira, mas é um santo remédio. Um dia mais organizado diminui consideravelmente a perda de tempo em atividades inúteis e evita aquela sensação de que o dia passou por você e você nem se deu conta.
4. Evite o desperdício de tempo fazendo coisas simples como deixar tudo organizado para o dia seguinte. Separe na noite anterior a roupa que irá usar, o sapato, arrume a sua maleta, bolsa, pasta ou mochila com tudo o que precisará. Vale até deixar a cafeteira já com o pó de café e a água, no ponto de ser ligada no dia seguinte!
5. Durma mais! Parece óbvio que o melhor é ir pra cama mais cedo, mas quanto mais cedo? Nos primeiros dias, de uma a duas horas antes do horário normal que você costuma dormir. Você pode até demorar a pegar no sono, mas só o fato de estar na cama já força o corpo a relaxar. Ah, vale lembrar que você deve esperar até à noite para dormir, pois dar aquele cochilo no início da tarde pode significar a falta de vontade de dormir no horário correto.
6. Aproveite para descansar evitando saídas até tarde da noite ou atividades que exijam demais de você, e isso vale até o momento em que você se sentir acostumado ao horário de verão. Respeite o seu corpo acima de tudo, ele merece uma dose certa de descanso para se recompor para o dia seguinte.
Via Minha Vida, Bem Estar